segunda-feira, 22 de julho de 2013

A Evolução dos Controles

Conforme os consoles foram evoluindo e os jogos se tornando mais complexos, mais botões foram adicionados aos controles para que todas as ações fossem realizadas. Eu tenho algumas ideias para matérias. Vou trazer para vocês a evolução dos consoles, dos games e hoje a dos controles. Muitos jogam, mas poucos sabem como tudo começou.




O Atari até hoje é considerado o 'Pai' dos videogames. Naquela época os jogos não eram tão complexos e não exigiam tanto dos jogadores (apesar de alguns jogos serem muito difíceis). O controle era muito simples. Uma alavanca e um botão, lembra muito aqueles fliperamas que hoje vemos nos shoopings. Muitos jogos como Pitfall, você só precisava andar e pular. Quem teve o prazer de viver essa época afirma que tudo era mais simples, mas com a mesma ou talvez até uma diversão maior do que temos hoje em dia.   



Tempos depois os jogos evoluíram e apresentaram novas opções de ação e jogabilidade. Com isso os controles mudaram para acompanhar essa evolução e tentando ser fácil de usar. Podemos ver que mais botões foram adicionados (já marcados com letras), a alavanca foi substituída e o design melhorado. Jogos como Super Mario Bros. 3, exigia uma agilidade maior então o controle tinha que ser de fácil manuseio. Por isso um controle menor, mas que mesmo assim compactava muito bem todos os botões.
Entramos na era de Donkey Kong, Mario, Zelda entre outros. Esse jogos apresentavam gráficos fantásticos para época e um console 'futurista'. Os controles ganhavam formatos mais 'descolados'. Cada empresa produzia seu próprio controle, mas com o mesmo padrão. Eles são mais coloridos e com mais botões. Agora podemos ver que foram adicionados botões na parte de cima dos controles. Em alguns jogos esses novos comandos eram utilizados.

O Nintendo 64 trazia um controle revolucionário. O Design era totalmente diferente do que era visto até então. Trazia  10 botões, um deles chamado de 'Z' ficava na parte de trás do controle. Era a primeira vez que um controle trazia os direcionais (as setas) e a alavanca (analógico) de uma só vez. Nesse momento os jogos eram parecidos como o que temos hoje. Podemos ver também quatro botões amarelos, chamados de 'C'. Além disso foram criados controles de várias cores como preto, vermelho, azul.
Enfim chegamos a era dos CD's. No Playstation 1 foram adicionados quatro botões. Até hoje os controles da Playstation mantém o mesmo padrão. Também é possível encontrá-lo com 2 analógicos. Depois de tanta evolução, cada empresa queria ter a sua identidade. Os controles são os principais pontos de destaque. Cada um tem o seu design. O controle de Playstation 1 é muito parecido com o do 2. No PS2 todos os controles tem os analógicos. Eles são perfeito para jogar, se ajusta muito bem as mãos e todos os botões são fáceis de serem usados. 
Para competir com a Sony, surgiu o Xbox. E a Microsoft inovou com o controle. Os analógicos estão posicionados de uma maneria diferente. Ele é maior e fácil de ser usado.

Hoje o Xbox 360 é muito popular, e uma das discussões que existem é que o controle é muito ruim. É a mesma história do PS. Ele segue uma padrão. A maioria não jogou o Xbox, apenas o 360. Aqueles que jogaram não tem essa reclamação com o controle.



Estamos em uma geração onde videogame, não é apenas para se jogar. Acessar a internet, ver vídeos e acompanhar o seu perfil em uma rede social está literalmente na palma de nossas mãos. Não estou falando dos smartphones ou tablets e sim controles. Foi adicionado um botão que acessa um menu onde é possível ter diversas interações. Com tudo isso o controle deixa de ser apenas uma ferramenta e sim um atalho para novos mundos. Com uma sensibilidade maior, ficou mais fácil realizar ações durante os jogos.

Chegamos a nova geração. O controle do PS4 mudou e impressionou. Com uma tela sensível ao toque permitindo uma interação maior aos jogos. Alguns botões foram reposicionados para que essa tela tivesse espaço e não fosse necessário aumentar o tamanho do controle. Conforme os consoles e games avançam os controle seguem atrás. Não sabemos aonde vão chegar, mas parece que não tem mais o que fazer. Sensores de movimentos como o kinect substituem muito bem aquilo que começou de uma forma simples, com apenas um botão e uma alavanca. Talvez esse seja o futuro. Nossos movimentos sendo reproduzidos. Quem sabe o fim desses nossos companheiros esteja perto, ou não! É esperar pra ver.

Galera é isso, até a próxima!
Comentem e compartilhem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário